sábado, 30 de junho de 2012

Colônia de Pescadores de Itapoã está ameaçada?

Quando um visitante passeia pela orla de Itapoã (Vila Velha-ES), logo percebe uma mudança drástica de paisagem. No meio de prédios luxuosos,com padrão de arquitetura de última geração, existe uma pequena colônia de pescadores. Encravada nessa paisagem marcada pelos condomínio de luxo, é possível ver que as antigas casas dos pescadores, deram lugar a pequenos prédios de no máximo três andares, que ainda abrigam muitas famílias, que vivem ainda do sustento que o mar oferece. Embaixo de suas residências é possível ver que novas perspectivas econômicas ajudam a complementar o sustento de muitas dessas famílias, há restaurantes e bares, disponíveis para atender o turista. 

Para aquele que não conhece a região, sabe-se que ali há uma colônia de pescadores a partir de três evidências: pelas placas de trânsito que ainda apontam a vila, pelas embarcações de madeira, que aguardam os seus proprietários para novas viagens, em busca do sustento diário e pelas bancas dos peixeiros, situadas às margens do calçadão que revelam a resistência das famílias diante das mudanças na paisagem. O visual bucólico do lugar aos poucos, dá lugar aos estabelecimentos comerciais movimentados de turistas e à construção de prédios, ao movimento de carros no asfalta que corta a vila e aos prédios e condomínios suntuosos.


 Ilustração por Waldo Dalvi .Praia de Itapoã, em Vila Velha - próximo a vila dos pescadores  Aquarela e nanquim com bico-de-pena de graveto sobre papel canson - 29,7 x 42cm. 2012.



Embarcações e prédios. Uma visão típica da praia de itapoã de hoje.



Uma das evidências que comprova a tamanha pressão que a colônia de pescadores ainda sofre, é a ação da prefeitura de Vila Velha que foi bem detalhada na notícia abaixo:

Prefeitura retira pescador de Itapoã

Órgão diz cumprir ordem do Ministério Público, que não quer barracas na praia



A Prefeitura de Vila Velha notificou ontem pescadores da Colônia de Pesca de Itapoã, que atuam vendendo peixes naquela orla há mais de 100 anos, a desocupar o local, segundo informação do site G1 ES.

De acordo com o presidente da colônia, José Fernando Corrêa, mais de 58 famílias dependem da atividade no local.

Os pescadores ficaram indignados com a decisão. "O pessoal está revoltado. A prefeitura chegou aqui e mandou todo mundo - pescadores e vendedores - retirar os peixes de cima da banca. Não sei o que vai ser da gente", disse Corrêa.

OrdensA Prefeitura de Vila Velha informou que agiu em cumprimento a uma determinação do Ministério Público Estadual (MPES), que proíbe a manutenção das bancas de peixe na Praia de Itapoã. 

Fonte: Jornal A Gazeta,  28 de julho de 2011. Disponível em: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2011/07/noticias/a_gazeta/dia_a_dia/917976-prefeitura-retira-pescador-de-itapoa.html. Acesso em 29 de julho de 2012

Protesto dos pescadores da Itapoã contra a ação da Prefeitura de Vila Velha (ES).

__________________________________________________
Uma comunidade como essa que vive ali há anos, possui muitos elementos que  permitem um forte identificação dos mesmos com o espaço que vivenciam. Esses elementos são constituídos pela história de vida, pelo apego ao lugar e pelo forte ligação que existe entre eles mesmos. 

Regiões como essas que sofrem com a pressão imobiliária, merecem um estudo bem detalhado de antropólogos, geógrafos e historiadores, para que  seus trabalhos possam servir de base para a criação e implementação de políticas públicas que respeitem essa tradição e que dê plenas condições para que as famílias sejam inseridas nesse novo cenário, construído pelas empresas do ramo imobiliário.
Há muita história ali que pode ser resgatada ainda.

Prof. Ernandes de Oliveira Pereira

2 comentários:

  1. Poque não manter essa cultura e divulgar par ao turista, estou indo para VV no próximo mês e o qu emais quero conhecer é essa colônia de pescadores e tambem a moqueca capixaba qeu é vendida nessa colônia. Como faço para chegar lá, estarei em Ponta da Fruta. Grata. Juliana

    ResponderExcluir
  2. De fato isto é verdade. É preciso existir uma política pública que possa garantir a preservação de uma manifestação cultural que está desaparecendo. Para chegar lá, você deve vir pela Rodovia do Sol (se for de carro) e assim que você passar pelo shopping você entra pela orla de Itaparica e segue até chegar colônia (Em itapoã). Há muitos restaurantes ao longo desta orla que poderão servir uma deliciosa moqueca capixaba.

    ResponderExcluir

Publique o seu comentário sobre esse assunto. Para facilitar, selecione a opção "anônimos". Mas não se esqueça de identificar-se no corpo da sua mensagem.