Primeiro ano - Ensino médio

PROPOSTAS DIDÁTICAS   

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PORTFÓLIO DE IMAGEM E VÍDEO
(Muitas organizações têm seus portfólios separados por departamentos ou unidade de negócios. Existem diversos tipos de portfólios, depende do segmento da empresa e do profissional.)
Este portfólio que você vai montar é um conjunto de imagens e vídeos sobre o tema que vai pesquisar. 



TEMA:
PROBLEMAS AMBIENTAIS CLIMÁTICOS

Objetivo:

Montar um portfólio com imagens e vídeos sobre os problemas ambientais climáticos.

Procedimentos:

1º Passo: Pesquisa pelo menos 10 imagens e 01 vídeo que trate do tema em questão.

2º Passo: Organize todas as imagens em uma apresentação do Power Point e escreva uma legenda explicativa sobre cada imagem:
      O que explicar na legenda? 
  • Qual é fonte desta imagem? (nome do site, ou jornal, ou ONG, ou revista)
  •  Quem é o autor (grupo, organização, pessoa, governo)? 
  • Que local esta imagem representa?
  • O que ela tem a ver com o tema da sua pesquisa? (escreva um brevíssimo texto com suas palavras).
  • Qual é o ano de publicação desta Imagem? (Coloque entre parênteses no final da legenda)
  • Qual é o link desta imagem ? (Coloque-o apenas na lista de Links usados do último slide do seu trabalho).
DICA: 
COMO COLOCAR TEXTOS LEGÍVEIS SOBRE 
IMAGENS NO FUNDO? (Leia aqui...)

3º Passo: Transforme o seu material (Power Point) em PDF e envie para o e-mail: espacoesaber@gmail.com até o dia 29/08/2016 (Segunda-feira) até as 18:00h.


Mande o e-mail assim:

              Assunto: Nomes_Turma_portfólio
              Arquivo: Nomes_Turma_portfólio.PDF   
    
Atenção:
Os e-mails enviados fora da formatação, estabelecida acima, serão descartados!
 
BOM TRABALHO! 

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Baixe o material didático:

Estrutura Geológica - Parte 01 (PDF)

Estrutura Geológica Parte 02 (PDF)





Compreendendo a ciência e os seus cientistas 
Carl Sagan



Ele foi um astrônomo norte-americano. E deu grandes contribuições para a ciência. Veja por que:



Anote as questões abaixo no seu caderno, assista o vídeo e responda:

 

  1. Carl Sagan, cientista norte-americano que deu grandes contribuições para a divulgação e o progresso da ciência. Uma de suas obras é mencionada na reportagem, o livro “Um Pálido Ponto Azul”. O que ela aborda?

  1. Como se iniciou a trajetória de Carl Sagan. Relate como foi a sua infância, sua profissão e seus estudos.

  1. Carl Sagan tinha uma grande facilidade de transmitir suas ideias. Ele criou uma série de TV chamada de Cosmos. O que foi esta série? O que abordava?

  1. As ideia de Carl Sagan também foram para no cinema. Como isso aconteceu? Que filmes são abordados pela reportagem? O que este filme aborda?

  2. Carl Sagan acreditava que o homem tem um capacidade de se autodestruir. Justifique esta ideia, a partir das informações da reportagem.

  3. Qual era a posição de Carl Sagan quanto ao período da Guerra Fria, quando o presidente Ronal Reagan ainda era presidente ? Apresente os fatos que resultaram da sua posição na época.

  1. Para Carl Sagan, cada um de nós somos parte do Universo. Justifique esta afirmação com base nas informações da reportagem. O que Carl Sagan queria dizer com isto?

  1. Carl Sagan criticava a tendência do homem de explicar tudo que acontecia no universo a partir de uma perpespectiva aqui da Terra. O que ele quiz dizer com isso?

  2. E você? Qual é a sua opinião sobre as ideias de Carl Sagan? O que concorda? E o que não concorda?



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 CAPÍTULO 06
ESTRUTURAS E FORMAS DE RELEVO

A superfície do planeta Terra é cheia de irregularidades físicas. Nela é possível constatar regiões profundas e regiões elevadas. Há formas das mais variadas possíveis. São montanhas, serras, planícies e muitas outras formas que recortam a terra e constituem a paisagem dos mais diversos locais da Terra.

Por isso, nesse capítulo, vamos estudar com um pouco mais de profundidade, as estruturas e as formas de relevo a partir do texto-base (Baixe aqui agora)

Então, leia o texto a partir das questões propostas abaixo. Anote todas as perguntas no seu caderno (caneta), discuta com o seu colega e responda-as  (lápis). 

CAPÍTULO 06
ESTRUTURAS E FORMAS DE RELEVO
(Anote este título no seu caderno)

1. Os autores destacam que as formas de relevo existentes no mundo, originaram-se de dois tipos de agentes: os internos (endógenos) e os externos (exógenos). Caracterize-os a partir das informações do texto-base.

2. Ao longo da história da ciência geográfica do Brasil, oficialmente, três classificações de relevo foram realizadas: a de Aroldo Azevedo, a de Aziz Ab`Saber e de Jurandyr Ross. Apresente a definição de Planaltos e Planícies a partir de cada um. E a definição de Depressão a partir da classificação de Jurandyr Ross. Qual relação pode ser feita entre as três classificações, como contribuição científica?

3. Quais são as diferenças entre Bacias sedimentares e planícies?

4. Outras formas de relevo também são apresentadas pelos autores como: escarpa, cuesta, chapada, morro, montanha, serra e inselberg. Quais são as suas características?

5. Abaixo das águas oceânicas também há várias formações de relevo. Dentre elas os autores destacam : a plataforma continental, o talude e a região pelágica (ou abissal):
a) Faça um desenho (esboço) mostrando como poderiam ser essas formações.
b) Descreva as características de cada uma, a partir do livro-texto.

BOM ESTUDO!
       


CAPITULO 05
INTRODUÇÃO A GEOLOGIA - PARTE 01

Textos e exercícios (Baixe aqui agora) 


INTRODUÇÃO A GEOLOGIA - PARTE 02
Textos e/ou exercícios (Baixe aqui agora)
 




Introdução aos Estudos de Geologia

Olá estudante!
Hoje vamos iniciar os nossos primeiro contatos com a geologia. Uma ciência muito interessante, pois estudada o nosso planeta, a partir das evidências deixadas pelo passado, sobretudo nas rochas.

Primeiro Momento:
Para conhecermos um pouco mais sobre ela, a geologia e seus fenômenos, vamos assistir os seguinte documentários. Aproveite:

Viagem ao Centro da Terra - Produzido pelo Canal de TV Discovery Channel

Planeta em Fúria: Terremotos

Segundo Momento:
Agora, a partir das informações dos vídeos acima, desenvolva um texto dissertativo, respondendo as seguintes questões:

- Quem foi Júlio Verne e qual é a sua relação com o tema em questão?

- O que intriga os pesquisadores quando se trata dos fenômenos ligados aos terremotos e vulcões?
- Quais são os maiores desafios?
- Que causas estão por trás dos fenômenos de vulcanismo e tectonismo?
- Por que estudar esses fenômenos é tão importante?

Terceiro Momento:
Agora, de posse da versão manuscrita do seu texto, vamos prepará-lo para ser publicado na internet, para que outras pessoas possam lê-lo e fazer comentários.
Siga os passos abaixo:
1. Abra qualquer editor de texto do seu computador (Off-line);
2. Digite o seu texto na íntegra e crie um título bem original para o ele;
3. Assim que finalizar a digitação envie o seu texto para o seu professor avaliar, pelo e-mail:
espacoesaber@gmail.com

Assunto do e-mail: Verne_Sua Turma_Nomes completos
Arquivo: Verne_Sua Turma_Nomes completos


4. Aguarde a resposta de sua avaliação e instruções para a publicação do seu texto.

Quarto momento:
Vamos partilhar as ideias dos textos que você mesmo produziu.
Apresente para sua turma o conteúdo do seu material que já está publicado na Internet.
Parabéns!
Você acaba de contribuir para a valorização do saber. 
Outras pessoas ficarão curiosas para assistir os vídeos. 






2 comentários:

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