PROPOSTAS DIDÁTICAS
-------------------------------------------------------------------------------------------
PORTFÓLIO DE IMAGEM E VÍDEO
(Muitas organizações têm seus portfólios separados por departamentos ou unidade de negócios. Existem diversos tipos de portfólios, depende do segmento da empresa e do profissional.)
Este portfólio que você vai montar é um conjunto de imagens e vídeos sobre o tema que vai pesquisar.
TEMA:
PROBLEMAS AMBIENTAIS CLIMÁTICOS
Atenção:
Os e-mails enviados fora da formatação, estabelecida acima, serão descartados!
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Baixe o material didático:
(Muitas organizações têm seus portfólios separados por departamentos ou unidade de negócios. Existem diversos tipos de portfólios, depende do segmento da empresa e do profissional.)
Este portfólio que você vai montar é um conjunto de imagens e vídeos sobre o tema que vai pesquisar.
TEMA:
PROBLEMAS AMBIENTAIS CLIMÁTICOS
Objetivo:
Montar um portfólio com imagens e vídeos sobre os problemas ambientais climáticos.
Procedimentos:
1º Passo: Pesquisa pelo menos 10 imagens e 01 vídeo que trate do tema em questão.
2º Passo: Organize todas as imagens em uma apresentação do Power Point e escreva uma legenda explicativa sobre cada imagem:
O que explicar na legenda?
- Qual é fonte desta imagem? (nome do site, ou jornal, ou ONG, ou revista)
- Quem é o autor (grupo, organização, pessoa, governo)?
- Que local esta imagem representa?
- O que ela tem a ver com o tema da sua pesquisa? (escreva um brevíssimo texto com suas palavras).
- Qual é o ano de publicação desta Imagem? (Coloque entre parênteses no final da legenda)
- Qual é o link desta imagem ? (Coloque-o apenas na lista de Links usados do último slide do seu trabalho).
3º Passo: Transforme o seu material (Power Point) em PDF e envie para o e-mail: espacoesaber@gmail.com até o dia 29/08/2016 (Segunda-feira) até as 18:00h.
Mande o e-mail assim:
Assunto: Nomes_Turma_portfólio
Arquivo: Nomes_Turma_portfólio.PDF
Atenção:
Os e-mails enviados fora da formatação, estabelecida acima, serão descartados!
BOM TRABALHO!
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Baixe o material didático:
Compreendendo a ciência e os seus cientistas
Carl Sagan
Ele foi um astrônomo norte-americano. E deu grandes contribuições para a ciência. Veja por que:
Anote as questões abaixo no seu caderno, assista o vídeo e responda:
- Carl Sagan, cientista norte-americano que deu grandes contribuições para a divulgação e o progresso da ciência. Uma de suas obras é mencionada na reportagem, o livro “Um Pálido Ponto Azul”. O que ela aborda?
- Como se iniciou a trajetória de Carl Sagan. Relate como foi a sua infância, sua profissão e seus estudos.
- Carl Sagan tinha uma grande facilidade de transmitir suas ideias. Ele criou uma série de TV chamada de Cosmos. O que foi esta série? O que abordava?
- As ideia de Carl Sagan também foram para no cinema. Como isso aconteceu? Que filmes são abordados pela reportagem? O que este filme aborda?
- Carl Sagan acreditava que o homem tem um capacidade de se autodestruir. Justifique esta ideia, a partir das informações da reportagem.
- Qual era a posição de Carl Sagan quanto ao período da Guerra Fria, quando o presidente Ronal Reagan ainda era presidente ? Apresente os fatos que resultaram da sua posição na época.
- Para Carl Sagan, cada um de nós somos parte do Universo. Justifique esta afirmação com base nas informações da reportagem. O que Carl Sagan queria dizer com isto?
- Carl Sagan criticava a tendência do homem de explicar tudo que acontecia no universo a partir de uma perpespectiva aqui da Terra. O que ele quiz dizer com isso?
- E você? Qual é a sua opinião sobre as ideias de Carl Sagan? O que concorda? E o que não concorda?
CAPÍTULO 06
ESTRUTURAS E FORMAS DE RELEVO
A superfície do planeta Terra é cheia de irregularidades físicas. Nela é possível constatar regiões profundas e regiões elevadas. Há formas das mais variadas possíveis. São montanhas, serras, planícies e muitas outras formas que recortam a terra e constituem a paisagem dos mais diversos locais da Terra.
Por isso, nesse capítulo, vamos estudar com um pouco mais de profundidade, as estruturas e as formas de relevo a partir do texto-base (Baixe aqui agora).
Então, leia o texto a partir das questões propostas abaixo. Anote todas as perguntas no seu caderno (caneta), discuta com o seu colega e responda-as (lápis).
CAPÍTULO 06
ESTRUTURAS E FORMAS DE RELEVO
(Anote este título no seu caderno)
(Anote este título no seu caderno)
1. Os autores destacam que as formas de relevo existentes no mundo, originaram-se de dois tipos de agentes: os internos (endógenos) e os externos (exógenos). Caracterize-os a partir das informações do texto-base.
2. Ao longo da história da ciência geográfica do Brasil, oficialmente, três classificações de relevo foram realizadas: a de Aroldo Azevedo, a de Aziz Ab`Saber e de Jurandyr Ross. Apresente a definição de Planaltos e Planícies a partir de cada um. E a definição de Depressão a partir da classificação de Jurandyr Ross. Qual relação pode ser feita entre as três classificações, como contribuição científica?
3. Quais são as diferenças entre Bacias sedimentares e planícies?
4. Outras formas de relevo também são apresentadas pelos autores como: escarpa, cuesta, chapada, morro, montanha, serra e inselberg. Quais são as suas características?
5. Abaixo das águas oceânicas também há várias formações de relevo. Dentre elas os autores destacam : a plataforma continental, o talude e a região pelágica (ou abissal):
a) Faça um desenho (esboço) mostrando como poderiam ser essas formações.
b) Descreva as características de cada uma, a partir do livro-texto.
BOM ESTUDO!
CAPITULO 05
INTRODUÇÃO A GEOLOGIA - PARTE 01
Textos e exercícios (Baixe aqui agora)
INTRODUÇÃO A GEOLOGIA - PARTE 02
Textos e/ou exercícios (Baixe aqui agora)
Introdução aos Estudos de Geologia
Olá estudante!
Hoje vamos iniciar os nossos primeiro contatos com a geologia. Uma ciência muito interessante, pois estudada o nosso planeta, a partir das evidências deixadas pelo passado, sobretudo nas rochas.
Primeiro Momento:
Para conhecermos um pouco mais sobre ela, a geologia e seus fenômenos, vamos assistir os seguinte documentários. Aproveite:
Viagem ao Centro da Terra - Produzido pelo Canal de TV Discovery Channel
Planeta em Fúria: Terremotos
Segundo Momento:
Agora, a partir das informações dos vídeos acima, desenvolva um texto dissertativo, respondendo as seguintes questões:
- Quem foi Júlio Verne e qual é a sua
relação com o tema em questão?
- O que intriga os pesquisadores quando
se trata dos fenômenos ligados aos terremotos e vulcões?
- Quais são
os maiores desafios?
- Que causas estão por trás dos
fenômenos de vulcanismo e tectonismo?
- Por que estudar esses fenômenos é
tão importante?
Terceiro Momento:
Agora, de posse da versão manuscrita do seu texto, vamos prepará-lo para ser publicado na internet, para que outras pessoas possam lê-lo e fazer comentários.
Siga os passos abaixo:
1. Abra qualquer editor de texto do seu computador (Off-line);
2. Digite o seu texto na íntegra e crie um título bem original para o ele;
3. Assim que finalizar a digitação envie o seu texto para o seu professor avaliar, pelo e-mail:
espacoesaber@gmail.com
Assunto do e-mail: Verne_Sua Turma_Nomes completos
Arquivo: Verne_Sua Turma_Nomes completos
4. Aguarde a resposta de sua avaliação e instruções para a publicação do seu texto.
Quarto momento:
Vamos partilhar as ideias dos textos que você mesmo produziu.
Apresente para sua turma o conteúdo do seu material que já está publicado na Internet.
Parabéns!
Você acaba de contribuir para a valorização do saber.
Outras pessoas ficarão curiosas para assistir os vídeos.


Legal !!!
ResponderExcluirMassa !!!
ResponderExcluir