quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

CINEMA E GEOGRAFIA

Usar filmes para ensinar geografia, não é novo. Há muito tempo, professores de geografia de diversas partes do Brasil, usam o recurso do cinema em suas aulas. Os motivos são muitos. Seja para ilustrar algum tema que está sendo trabalhado em sala de aula ou para esclarecer e explicar algum conhecimento geográfico que seria muito mais difícil de ser assimilado pelos  alunos em uma aula expositiva.

Há rumores, que muitos professores estão utilizando os filmes apenas como uma forma de descansar a voz. Mas felizmente isso não reflete a característica de todos os professores de geografia do país. É por isso que dou algumas dicas simples que podem ajudá-lo na sua tarefa de ensinar geografia:

1. Assista o filme antes. Não cometa o erro de selecionar um filme que nunca viu, por causa da sinopse da capa, ou por causa do trailer. Dependendo da idade dos seus alunos, é possível que algumas partes do filme não sejam adequadas ou que o seu conteúdo não tenha nada haver como assunto que está trabalhando.

2. Procure adequar as suas aulas com o tempo de duração do filme. É horrível quando acaba a sua aula e os alunos são obrigados a pararem de assistir ao filme, e esperarem a próxima para recomeçarem. É o mesmo que você ir ao cinema para ver um filme muito interessante em várias partes e em dias diferentes. Isso quebra a sintonia dos seus alunos com o filme. Negocie com os seus colegas a possibilidade de emprestarem suas aulas ou agende um dia fora das aulas para passar o filme. Se mesmo assim você não conseguir, use pequenos documentários ou apenas selecione os trechos do filme  que realmente forem necessários.

3. Faça um roteiro de visualização do filme para os seus alunos. Esse roteiro pode ser um conjunto de perguntas ou observações, de acordo com os objetivos que você quer alcançar. Mas cuidado seja flexível, pois a percepção livre  dos seus alunos também é importante.

4.  Abra para o debate. Assim que acabar o filme motive os seus alunos a relatarem o que viram e o que não entenderam também. Crie um momento de debate. O ideal que ele ocorra no final do filme, pois as ideias ainda estão fresquinhas. Mas se não for possível peça aos alunos que façam um pequeno relatório em casa, com base no roteiro que você criou no item 03 e imediatamente na próxima aula socialize os relatórios.

São dicas simples, que podem ajudar a montar as suas aulas com o uso do cinema Vale ressaltar que cada um é livre para estruturar a sua aula da maneira que achar melhor, mas acredito que essas ideias podem abrir caminhos para muitos que ainda não sabem como trabalhar o cinema na sala de aula.

Se você tem outras ideias sobre esse assunto, publique aqui. Compartilhe suas experiências.

Prof.º Ernandes de O. Pereira
Mestrando de geografia da UFES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publique o seu comentário sobre esse assunto. Para facilitar, selecione a opção "anônimos". Mas não se esqueça de identificar-se no corpo da sua mensagem.