sexta-feira, 9 de julho de 2010

Terremotos e a história do Lugar.

Abalos sísmicos, tremores de terra, terremotos, enfim, tudo é a mesma coisa. Fruto do deslocamento entre placas tectônicas, esse fenômeno é frequente nas regiões cortadas pelos limites entre placas tectônicas, ou pelas falhas geológicas, como a falha de Santo André, Califórnia, EUA.

                                 
Os tremores de terra são medidos, através  de uma escala conhecida como a escala de Richter, também conhecida como escala de magnitude local . Observe o infográfico abaixo e entenda os impactos dos abalos sísmicos de acordo com a sua intensidade.

O Brasil, não apresenta tantas ocorrências de terremotos, como o Haiti, Japão  e o Chile, pois está praticamente no meio da placa tectônica sul-americana, conforme o mapa abaixo:

As áreas que apresentam com frequência os terremotos, foram formadas recentemente, na escala geológica. São terrenos novos, do ponto de vista da escala do tempo geológico. Portanto, revelam que o passado do lugar não é tão remoto, como os terrenos brasileiros, que são considerados antigos, ou seja, formados desde o pré-cambriano. Assim é possível, levantar através destes fenômenos, todo a história geológica do lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publique o seu comentário sobre esse assunto. Para facilitar, selecione a opção "anônimos". Mas não se esqueça de identificar-se no corpo da sua mensagem.